notícias

Projeto da Chevron com IBDD qualifica e emprega camareiras no hotel Pestana
Rio, 9 de agosto de 2011

A união entre a empresa Chevron Brasil Petróleo, o IBDD e a rede de hotéis Pestana permitiu a inclusão, na semana passada, de sete mulheres com deficiência no mercado de trabalho. Elas foram contratadas para trabalhar como camareiras, depois de serem qualificadas e treinadas pelo IBDD, entre abril e julho, num programa patrocinado pela Chevron. O resultado deste esforço mostra que, quando há determinação e vontade, não existem barreiras para a inclusão de pessoas com deficiência.  

A vida dessas sete mulheres, com idade entre 22 e 42 anos, começou a mudar ainda em 2010, quando a Chevron procurou o IBDD para fazer uma parceria num projeto para formação e capacitação. “Nosso foco de investimento social são as mulheres, pelo efeito multiplicador que a sua melhoria de renda causa na família e na comunidade”, afirma Carolina Senna Figueiredo, coordenadora de Relações Comunitárias e Responsabilidade Social da Chevron, definindo a estratégia de atuação da empresa no Brasil.

A definição pelo incentivo às pessoas com deficiência levou a Chevron ao IBDD. “Acreditamos que as mulheres com deficiência têm um grande potencial, mas ainda não são foco freqüentes dos projetos de capacitação das empresas”, explica Carolina Senna. Com experiência de mais de 13 anos na inclusão e preparação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, o IBDD assumiu mais este desafio, e passou a formatar o curso para camareiras. Foram selecionadas 20 candidatas, que participaram de mais de 140 horas/aulas, entre abril e julho deste ano.

No elo final desta corrente pela inclusão social, a rede de hotéis Pestana uniu a obrigação de cumprir a Lei de Cotas com a necessidade de aumentar o quadro de funcionários para atender à demanda gerada pelos grandes eventos no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo em 2014. O Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, participou do treinamento para as camareiras, oferecendo treinamento em 40 horas de aulas práticas e se comprometendo a contratar algumas no final do curso.

“A Chevron Brasil tem orgulho de poder ver o crescimento e atuação de mulheres tão competentes entrando no mercado”, comemora Carolina Senna. As sete mulheres empregadas – Karin Fischer, Elisabete de Azevedo Rocha Vieira, Vanessa Inácio Nobre, Melissa da Conceição Gomes, Mônada Rodrigues de Souza, Rejane Souza Alves e Graciele Cristiane da Silva – agradecem.


emprego chevron ibdd
Empregadas na Chevron
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade